Como se determina o preço do Bitcoin?

Uma das grandes dúvidas do público em relação às criptomoedas é a sua grande variação no preço dos ativos se comparados às moedas tradicionais. Mas qual a razões de isso acontecer de uma forma frequente e variada?

 

Existem diversos motivos para essas variações de subidas e descidas dos valores. Listamos abaixo os principais motivos e como cada uma interfere nos preços de moedas digitais como o Bitcoin, por exemplo.

 

Como é determinado o valor das criptomoedas?

 

As criptomoedas (Bitcoin, Bitcoin Cash, Bitcoin Gold, Litecoin, Ethereum, Etc.) são em sua maioria, moedas descentralizadas, ou seja, livre das imposições dos governos e também dos bancos internacionais. Porém, existem fatores que influenciam na valorização da moeda digital.

 

Oferta e Demanda

 

Como já explicamos anteriormente na postagem Sobre o que é Bitcoin, sabemos que o limite estipulado para a mineração do BTC é de 21 milhões de unidades, lembrando que aproximadamente 80% desse total já foi minerado e estão em circulação no mercado.

 

Entretanto, com o aumento da procura, está ficando cada vez mais difícil minerar o Bitcoin, e com isso, sua demanda irá cair com o passar do tempo e a oferta pela moeda irá aumentar. Essa ação faz com que a moeda se popularize e se valorize de forma natural.

 

Aceitação de Criptomoedas no mercado

 

O segundo fator que valoriza as criptomoedas é o aumento da aceitação de importantes mercados no mundo. Há alguns anos, a moeda era pouco utilizada e conhecida, fator que não animava o mercado a abrir novas opções de pagamento. Porém, com o crescimento desse segmento financeiro e também do público, o mercado começou a reagir e aceitar pagamentos em Bitcoin, como por exemplo no Japão, um dos principais países entusiastas dessa tecnologia.

 

O caminho do Bitcoin

 

O Bitcoin – principal criptomoedas do mercado – foi criado em 2009, com o preço inicial girando em torno de US$0.001. Até o ano de 2012, esses valores não sofreram aumento significativo, até que no final de 2013, empresas chinesas começaram a comprar o BTC em enormes quantidades, fazendo com que o preço da moeda crescesse até 1.000%.

Entretanto, esse aumento não durou muito tempo, devido a ataques hackers em DDoS em grandes empresas. Em 2015, o Bitcoin começou a ganhar popularidade no mundo, com seu preço subindo de pouco a pouco.

 

Desde 2016, o Bitcoin tem ganhado confiança do público em geral e também de grandes empresas, fator que fez seu preço subir cada vez mais. Em 16 Dezembro de 2017, o Bitcoin atingiu o seu maior valor na história, chegando ao preço de R$ 67.511,00.

 

Notícias da Mídia

 

Assim como acontece nas bolsas de valores tradicionais, o Bitcoin e as demais criptomoedas são envolvidas por fatores humanos. Ou seja, as pessoas reagem às notícias que saem na Mídia.

 

Como a popularidade das criptomoedas, principalmente o Bitcoin, cresceu absurdamente nos últimos anos, sites e jornais tradicionais sobre economia e finanças começaram a noticiar cada vez mais sobre esse assunto, o que tem gerado um grande retorno em questões de audiência e interação do público, que muitas vezes carece de informações seguras.

 

Porém há um fator negativo por trás de mídia. Sites que não são especializados nesse assunto, acabam por não ter um caminho à seguir em relação ao tema, o que leva a tratar o Bitcoin como uma bolha prestes a estourar e outrora como a solução da crise financeira no mundo.

 

Essas notícias acabam por assustar ou animar os compradores mais leigos no assunto, fazendo com que o preço do Bitcoin suba ou desça de acordo com o tamanho da repercussão das notícias feitas por grandes sites e jornais de televisão.

 

Qual o futuro do preço do Bitcoin?

 

É praticamente impossível prever algo com certeza.

 

Qualquer moeda, seja ela física ou digital está sujeita à mudanças. Em teoria, há alguns problemas políticos, tecnológicos e decisões do mercado que podem prejudicar o Bitcoin ou as outras criptomoedas, entretanto, não há quaisquer pré-requisitos para sua desvalorização.

 

Embora acabe saindo na mídia que o Bitcoin é uma bolha, especialistas e representantes do mercado de criptomoedas confiam no crescimento e estabilidade do Bitcoin. Se formos analisar, o Bitcoin ainda não tem 10 anos de existência e já movimenta valores superiores ao PIB de muitos países ao redor do mundo.

 

 

Abra sua conta na MUREXCHANGE

A  MUREXCHANGE® é uma das principais Exchanges do mercado, onde a transação é feita de um jeito simples, com diversas as ofertas  de compra e venda de diversas criptomoedas com taxa zero para manutenção de contas e depósitos.

 

Quer comprar Bitcoins e outras criptomoedas com segurança? Conheça a MUREXCHANGE®

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *