Qual é o papel de uma Exchange?

As Exchanges de criptomoedas são plataformas que possibilitam e facilitam a compra e venda dessas moedas de uma maneira que dê segurança aos usuários.

 

É importante ressaltar que a maioria das plataformas não realizar a venda direta de Bitcoins ou outras moedas digitais. Elas fornecem a tecnologia para o contato das pessoas que desejam comprar e vender.

 

O principal papel de uma Exchange é garantir que todo o processo de negociação, ou seja, a compra e venda, envolvendo criptomoedas seja feita com segurança e transparência.

 

Como surgiram as Exchanges

 

Originalmente, o Bitcoin não foi pensado para precisar de Exchanges. Porém, com o passar do tempo, o crescimento, valorização e o aumento da procura por investimentos no setor de criptomoedas, fez com que a utilização dos serviços de uma Exchange fosse necessário.

 

Com as Exchanges, as transações podem ser validadas com mais segurança, além do principal motivo, negociar as moedas digitais.

 

Uma Exchange funciona como uma casa da câmbio comum, servindo tanto para a compra e venda de Bitcoins, por exemplo.

 

Como funcionam as Exchanges de Moedas Digitais

 

Vale ressaltar que não são as Exchanges que estipulam o valor de compra ou venda de um Bitcoin, e sim, o mercado como um todo. O que ela faz é oferecer a plataforma para que essas negociações aconteçam livremente, registrando as ordens de compra e venda e também cuidando do depósito e saque de dinheiro como o Real ou Dólar.

 

Basicamente, quem deseja comprar Bitcoins, pode aceitar uma ordem de venda já disponível na plataforma pelo preço que o vendedor estipulou. Ou se preferir, pode criar uma ordem de compra com o valor desejado, podendo ser mais baixo do que as ofertas já existentes, e assim, comprar o Bitcoin pagando menos, desde que haja alguém disposto a vender por aquele preço.

 

Como escolher uma Exchange

 

Em sua maioria, as Exchanges tem o mesmo objetivo. Entretanto, os principais ítens que as diferem no mercado são: atendimento, formas de pagamento, plataforma, taxas de câmbio e segurança.

 

Atendimento

 

Talvez seja o mais importante na visão do usuário, já que qualquer dúvida, sugestão, problema ou necessidade que possa vir a ter, precisa ser resolvida de uma maneira rápida e eficaz, já que afinal, se trata de um mercado financeiro. Por isso, ter um atendimento humanizado onde o usuário tenha a segurança de ser respondido em tempo, é o principal diferencial e fator de escolha na hora de escolher uma Exchange.

 

Formas de Pagamento

 

Para ter crédito ou saldo nas Exchanges e poder comprar moedas digitais, é necessário o depósito de dinheiro, como Real ou Dólar. As formas de pagamento variam de empresa para empresa, podendo ser por cartão de crédito, transferências e depósitos bancários e até por boleto.

O ideal é escolher a Exchange que utilize os métodos de pagamento mais comuns, facilitando e agilizando todo o processo.

 

Taxas da Câmbio

 

Por todo o serviço de segurança, atendimento, hospedagem e investimento nas plataformas, é comum que as Exchanges cobrem uma pequena comissão entre as transações dentro do seu site. Por isso, é importante saber quais taxas e qual a porcentagem das mesmas para cada tipo de transação, avaliando assim a melhor empresa nesse sentido.

 

Segurança

 

A segurança é o requisito mínimo e mais importante para a Exchange. Ter uma plataforma com sistemas criptografados e também outros métodos de segurança que garantem a transparência e proteção nas transações financeiras é obrigação de qualquer empresa.

 

Escolha a MUREXCHANGE®

 

No Brasil, a MUREXCHANGE® é uma das principais Exchanges do mercado, onde a transação é feita de um jeito simples, com diversas as ofertas  de compra e venda de diversas criptomoedas com taxa zero para manutenção de contas e depósitos.

Quer comprar Bitcoins e outras criptomoedas com segurança? Conheça a MUREXCHANGE®

 

 

Fontes: Investimentos Financeiros

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *