O que é a Blockchain?

A Blockchain (Corrente de Blocos na tradução literal) é a tecnologia que está por trás da revolução das moedas virtuais. Funciona como o “livro contábil” que registra e garante a segurança das operações e transações realizadas por criptomoedas, como por exemplo, o Bitcoin.

 

Clique aqui para para saber O que é o Bitcoin.

 

No caso do Bitcoin, a Blockchain registra o envio e recebimento de todos os valores, com todas as transações sendo criptografadas. Ao contrário de sistemas bancários, por exemplo, o registro gerado pelo sistema BlockChain é distribuído em todas as partes onde o software está instalado.

 

A tecnologia usada na Blockchain faz com que os dados sejam preservados em milhões de computadores pessoais. Dessa forma, não existe um único banco que seja o dono ou responsável pelo registro, pois, a cada instância de Blockchain do Bitcoin, possui um total de transações no seu mercado.

 

Explicando de um jeito simples

 

Os termos sobre Bitcoin e Blockchain, em sua maioria, são complicados para pessoas que não são da área de tecnologia. Por isso, explicamos de um jeito mais simples.

 

Pense na Blockchain como um livro de registro. Todas as transações de Bitcoins realizadas são registradas e criptografadas por esse livro para impedir que haja algum tipo de falha de segurança ou golpe na compra e venda da moeda. Porém, entenda como um livro disponível, onde todos os usuários dessa tecnologia podem acessar para validar o registro dessa informação.

 

Em resumo, a Blockchain faz o registro em ordem cronológica de todas as transações que ocorreram na rede, compilando e validando essas informações. Com essa inteligência, a Blockchain vem fazendo parte das grandes revoluções corporativas no mundo, indo além do mercado de criptomoedas.

 

Quais as outras maneiras que a Blockchain pode ser usada?

 

Por mais que o uso da Blockchain esteja relacionado com as criptomoedas, como Bitcoin, Litecoin e Ethereum, a tecnologia é usada em diversas outras finalidades, como na validação de documentos – contratos e ações, processos e gestão de empresas. Com o uso da Blockchain, o sistema financeiro tradicional já estuda formas de adicionar mais camadas de segurança na criptografia de dados, evitando assim fraudes e ataques. Outro exemplo pode ser dado como a validação de votos em eleições digitais, evitando votos duplicados ou inexistentes.

Empresas Multinacionais começam a utilizar a Blockchain

 

Recentemente, a Carrefour, rede internacional de hipermercados francesa, anunciou em seu twitter que começará a utilizar a Blockchain para garantir maior transparência com os consumidores, permitindo que os mesmos possam rastrear a origem dos alimentos através de códigos QR no rótulo do produto. Preocupado com a crescente concorrência da Amazon, a Carrefour investirá cerca de R$13 bilhões no setor de compras online nos próximos 5 anos.

 

Segurança para Comprar e Vender Bitcoins

A compra e venda de Bitcoin, assim como de outras criptomoedas, é realizada por exchanges, plataformas especializadas em segurança e criptografia de dados. No Brasil, a MUREXCHANGE® é uma das principais plataformas do mercado, onde a transação é feita de um jeito simples, com as ofertas e taxa zero para manutenção de contas e depósitos.

 

Quer comprar Bitcoins e outras criptomoedas com segurança? Conheça a MUREXCHANGE®

 

Fonte: Endeavor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *